Logo

CatRio.com.br

Programa de Treinamento em
Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista


IECAC

Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro

Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista ― 4º andar

Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro

Rua David Campista, 326 ― Humaitá
Para ver no Mapa, acesse aqui.

→ Conheça o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
→ Veja o Programa de Treinamento em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

Instituição com tradição na assistência, ensino e pesquisa em Cardiologia, o Instituto é a referência no Estado do Rio de Janeiro para o tratamento de doenças cardíacas em adultos e crianças. Sob o ponto de vista assistencial, suas ações compreendem não só o atendimento aos casos de maior complexidade oriundos de todo o Estado, mas também a promoção da saúde em ações preventivas e educativas que são frequentemente realizadas junto à comunidade. Seu planejamento estratégico pretende intensificar as atividades de ensino e pesquisa, e promover também o debate sobre as políticas de saúde na área de Cardiologia.

IECAC Strip

Atualmente com 4 salas cirúrgicas, 3 de hemodinâmica, 94 leitos, sendo 37 destes em unidades de terapia intensiva e 57 nas enfermarias de adultos e pediátricas, o IECAC passa por reformas, das quais, a maior parte se encontra em fase final ou terminada. O Instituto contará então com 157 leitos hospitalares, 57 destes em unidades intensivas. O ambulatório foi transferido para um prédio anexo no mesmo bairro, abrindo espaço para a criação de um centro de imagens com a instalação de unidades de ressonância magnética e tomografia computadorizada, além da ampliação do atual centro de ecocardiografia.

Com vários ambulatórios especializados, como em doenças coronárias, valvares, arritmias, anticoagulação, cardiopediatria, entre outros; hoje se destaca o Ambulatório de Hipertensão Arterial Resistente, onde são tratados pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial refratária à tratamento. Nesses pacientes de difícil controle, a realização de consultas mais frequentes e palestras durante o ano tem sido uma experiência bem sucedida. Desde 2003, o Instituto oferece gratuitamente à população, um programa de prevenção e tratamento do tabagismo. Os fumantes, sejam pacientes internados ou externos, recebem apoio de psicólogos, psiquiatras, cardiologistas, odontologistas e fonoaudiólogos. O Instituto conta ainda com o Centro de Cardiologia do Exercício, que desde a década de 60 é pioneiro no país em reabilitação cardíaca. A equipe do Centro é formada por cardiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e um professor de educação física. Já passaram pelo serviço mais de 50 mil pacientes, que fazem atividade física supervisionada duas vezes por semana durante seis meses.

O IECAC vem incentivando grupos de trabalho interdepartamentais em projetos como o Corevalve-IECAC, que vai oferecer tratamento percutâneo aos portadores de estenose aórtica inoperáveis. Em parceria com o Hospital Procardíaco, o estudo Células Tronco investiga essa terapêutica nos pacientes infartados com pior prognóstico. Sob a orientação das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, o IECAC vem participando do Grupo de Trabalho da Cardiologia, que foi criado para oferecer à população do Rio de Janeiro os tratamentos mais avançados no infarto agudo do miocárdio.