Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro
Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista ― 4º andar
| |
|
Rua Davi Campista, 326 ― Humaitá. CEP: 22.261-010. Clique para ver no Mapa.
Instituição com tradição na assistência, ensino e pesquisa em Cardiologia, o Instituto é a referência no Estado do Rio de Janeiro para o tratamento de doenças cardíacas em adultos e crianças. Sob o ponto de vista assistencial, suas ações compreendem não só o atendimento aos casos de maior complexidade oriundos de todo o Estado, mas também a promoção da saúde em ações preventivas e educativas que são frequentemente realizadas junto à comunidade. Seu planejamento estratégico pretende intensificar as atividades de ensino e pesquisa, e promover também o debate sobre as políticas de saúde na área de Cardiologia.
Atualmente com 4 salas cirúrgicas e 3 de hemodinâmica, o Instituto conta com 157 leitos hospitalares, 57 destes em unidades intensivas. Foi inaugurado em 2013 um novo centro de imagens, com a ampliação do centro de ecocardiografia e a instalação de uma unidade de tomografia computadorizada. Há previsão de uma unidade de ressonância magnética. O ambulatório funciona em um prédio anexo nas proximidades.
Com vários ambulatórios especializados, como em doenças coronárias, valvares, arritmias, anticoagulação, cardiopediatria, entre outros; hoje se destaca o Ambulatório de Hipertensão Arterial Resistente, onde são tratados pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial refratária à tratamento. Nesses pacientes de difícil controle, a realização de consultas mais frequentes e palestras durante o ano tem sido uma experiência bem sucedida. Desde 2003, o Instituto oferece gratuitamente à população, um programa de prevenção e tratamento do tabagismo. Os fumantes, sejam pacientes internados ou externos, recebem apoio de psicólogos, psiquiatras, cardiologistas, odontologistas e fonoaudiólogos. O Instituto conta ainda com o Centro de Cardiologia do Exercício, que desde a década de 60 é pioneiro no país em reabilitação cardíaca. A equipe do Centro é formada por cardiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e um professor de educação física. Já passaram pelo serviço mais de 50 mil pacientes, que fazem atividade física supervisionada duas vezes por semana durante seis meses. O IECAC vem incentivando grupos de trabalho interdepartamentais em projetos como o Corevalve-IECAC, que oferece tratamento percutâneo aos portadores de estenose aórtica inoperáveis. Sob a orientação da Secretaria Estadual de Saúde, o IECAC participou do Grupo de Trabalho da Cardiologia, formulando políticas de saúde que visavam a otimização dos recursos para a implementação de estratégias adequadas ao tratamento do infarto agudo do miocárdio no Estado do Rio de Janeiro.
|
| |
→ Referências |